Pages

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sem sapatos, por favor!!!!!

Assistindo à televisão fiquei sabendo, ou relembrei,  que no Japão as pessoas tiram os sapatos antes de entrarem nas residências e em alguns estabelecimentos, em sinal de respeito... no Brasil não temos isso... entramos na casa de todos com nossos sapatos bem acomodados em nossos pés, não temos a mínima preocupação ( pelo menos foi o que observei durante toda minha vida). E se você parar um pouco para pensar essa atitude, como sinal de respeito, faz todo sentido!!!!!

Sem conhecer a cultura por aqui, assim que cheguei não me dava o trabalho em tirar meu sapato, ou melhor, nem sabia que funcionava desta forma. Coitada da minha amiga Carolzinha que teve sua casa invadida por 2 pessoas e seus sapatos contaminadíssimos e colados em nossos pés.

Hoje nossa visão já é completamente diferente...é automático!!!!! Mal passamos da porta de entrada e já estamos descalços.Mas por que tiramos os sapatos? Bom, a maioria das moradias por aqui possuem carpete em toda sua extensão interna, menos na cozinha e banheiros. (Thanks God)... forma de limpá-los: aspirador de pó é a solução semanal. Para incrementar essa limpeza pode-se jogar um spray de espuma, esfregar com o rodo e depois passar o aspirador. Quando a casa possui crianças ou animais recomenda-se a lavagem do carpete feita através de uma máquina especial. Ah, aspirador é pesado, viu? Cansa mesmo!!!!!!! 


Tapete de entrada - Mais direto, Impossível!!!!!rsrsrsrsrs

As visitas vindas do Brasil ainda se atrapalham um pouco e demoram a colocar em prática esse nosso costume recentemente adquirido... mas não tem problema comigo não, pois sou ótima em lembrá-los!!!!!!Mas sem muito radicalismo... isso é mais para o dia-a-dia... em ocasiões especiais, festas, jantares, onde um número maior de pessoas vão a sua casa, não se incomode nem incomode seus convidados, a não ser que esteja chovendo ou nevando, pois ninguém merece um carpete todo enlamaçado!!!!!!


Tirar os sapatos é uma questão de respeito... respeito com a casa visitada, respeito com a casa bem cuidada... respeito com minhas costas, com meus braços, com meu lado Marinete de ser!!!!

Respeitosamente, todos vocês são bem vindos!!!!!!! :)


2 comentários:

Nilce disse...

Oi Kamyla
Na casa da minha mãe é costume tirar os sapatos para entrar em casa. E isso desde que me entendo por gente.
Há vários chinelos à disposição dos visitantes, de verão e inverno. Gosto disso e não sei porque deixei de fazer na minha própria casa.
Gostei muito do assunto.

Bjs no coração!

Nilce

Kamyla disse...

Oi Nilce, quanto tempo!!!!
Nilce, não consigo me lembrar fazendo isto durante meu tempo no Brasil, que foi toda minha vida, por sinal,rsrsrsrsrs.
Mas é um ato muito saudável!!!!
Muito obrigada pela visita e pelo carinhoso comentário!!!
Gde bjo.

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em escrever... fale, questione, ou apenas diga "Oi"...mas tudo isso, claro, se estiver com vontade!!!!!!
Apenas, seja você.