Pages

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nunca é tarde...

O coração ainda está apertado pelo que aconteceu e pelo que vem pela frente... mas hoje participei de um momento mágico na vida de algumas pessoas... alguns estudantes... e isso me deu uma alegria boa, uma energia forte, mais disposição para os dias mais difíceis... e vim direto dividir com vocês, para que o texto saia ainda com alguma emoção...

YMCA é uma instituição que oferece aulas de matemática, computação, inglês, yoga... mas só para adultos. Além de oferecer aulas para estrangeiros eles também ajudam adultos a obterem seu diploma de high school ou Ensino Médio, aí no Brasil... pois bem, hoje foi a formatura desses estudantes e todos fomos convidados a partcipar desse evento.

No início nem pensei na possibilidade de ir... vários fatores contra:
  1. Marido de plantão...logo eu teria que ir e voltar de bus;  
  2. O horário: das 6 as 9 da noite... para voltar de ônibus achei que seria perigoso;
  3. Ir sozinha... tarde e de ônibus;
  4. Chovendo bastante... sozinha, tarde e de ônibus;
  5. Andar muito, mais de 15 quarteirões... chovendo, sozinha, tarde e voltar de ônibus.
Acho que esses já são motivos suficientes, não? Mas uma colega da Venezuela me convenceu.a ir... ela pediu que eu fosse para representar o Brasil... eu seria a estudante responsável em fazer um agradecimento e fazê-lo também em minha língua nativa... e para quem me conhece, sabe que adoro esse tipo de coisa... então não teve distância, chuva, falta de companhia, horário, falta de carro que me impedisse de ir... e não me arrependo...

Encontrei algumas colegas de curso, professores, coordenadores... conversas, muitas risadas, palmas, agradecimentos... mas o que valeu minha ida foi o que ouvi de um dos formandos e que realmente me fez ver que estou no caminho certo... ele disse, logo após receber seu diploma, não com essas mesmas palavras, mas vou tentar transcrever o mais fidedigno possível:

"Estava muito nervoso ao vir para cá... devido a chuva, peguei um trânsito muito pesado e olhei diversas vezes para o relógio... parado naquele engarrafamento só conseguia pensar que iria perder minha cerimônia de formatura... mas isso não poderia acontecer, pois após 40 anos da minha vida esperando por esse dia não seria um engarrafamento que iria me fazer perdê-lo... finalmente, após 40 anos, minha formatura..."

E um estalo veio... as vezes me sinto perdida... tenho uma vida muito boa, sempre agradeço a Deus por tudo que tenho e pela família maravilhosa que ele me proporcionou... mas o ser humano sempre quer mais e sempre se pergunta: "E se...?"... e não é tarde para estar estudando... não é tarde para estar apredendo Inglês... nunca é tarde...

 Jackie - Minha professora no YMCA. Super competente, prestativa e amiga!!!!


A foto ficou super longe, mas aquela, de branco, loirinha e com o microfone na mão sou eu, fazendo o agradecimento.


Turma de formando de 2010 da YMCA.

E esse foi o fomando que esperou 40 anos!!! Congratulation!!!!!!

E recarreguei minhas baterias com essas e outras histórias reais... nunca é tarde... tudo tem seu tempo!!!!

12 comentários:

Fernanda Coelho disse...

Me emocionou a história... é bom para podermos olhar nossa vida! hj acordei até bem, mas qdo cheguei no consultorio, fiquei tristinha, qdo olhei minha agenda de 7 pacientes q vinham hj, a primeira simplesmente não apareceu, e os outros foram desmarcando um a um, estou eu aqui esperando a última paciente aparecer..... São ossos do ofício, ne?!!! mas, fico aqui pensando mil e uma coisa... Então vim no teu blog e a primeira coisa q leio eh isso.... é naum estou só, engraçado como teus pensamentos são meio q parecidos com o meu! E fico feliz!!! Bola p frente!!!!
bjuuuuuu

Françoise disse...

Mulher, cê tá chique demais , fazendo até agradecimentos em público! Isso mesmo, se arrisque e se dê a oportunidade de crescer e aprender mais com o próximo assim como fez ao ouvir a fala do formando. É pra isso que vivemos!

*Estocolmo é a capital da Suécia, o mesmo horário de Lund sim.

Beijos e bom final de semana.

Betty Gaeta disse...

Oi Kamyla,
Que história linda! Sabe que eu demorei muito tempo para ver que eu tenho uma vida ótima, que tive todas as oportunidades, e agora que entendi, sempre agradeço muito por isto, pois vejo tanta gente lutando por aquilo que para mim veio de graça.
Bjkas e uma boa quinta-feira.

Quel disse...

Que post lindo! E como tu tá importante, hein?
Bjs Myla!
Ah,empolgada pra Copa? Começou!!!!!!

Kamyla disse...

Oi Fernanda!!!!!!
Apesar de não termos estabelecidos profundos laços de amizade e contato enquanto estudávamos no mesmo colégio, fico muito feliz que, mesmo depois de tanto tempo, estamos nos conhecendo melhor!!!!!
Acho vc uma menina tão meiga, amiga, engraçada e apaixonada pela vida... temos esses dias mesmo... tinha no Brasil, pois não estava satisfeita com minha profissão... e por aqui vivo cheia de dúvidas... mas, são apenas passageiros momentos, e somos fortes para ultrapassar dias assim!!!!!
Gosto muito de vc, viu???E venha sempre por aqui, sempre que precisar!!!!!
Bjossssssssssssssssssss

Kamyla disse...

Oi Fran, que nada... meu marido diz que sou metida,rsrsrsrs, mas tenho q me arriscar e enfrentar os obstáculos, né?rsrsrs
Muito obrigada amiga... o formando serviu de inspiração para muitas pessoas...
Ah, perguntei o horário, pois queria ter a idéia da diferença de horário,rsrsrss.
Bjosssssssssssssssssss

Kamyla disse...

Oi Betty, é verdade...as vezes temos tudo e só percebemos quando levamos um sacolejo da vida... tb agradeço demais tudo que conquistamos até agora!!!!!
Grande bjo!!!!!E muito obrigada pela visita!!!

Kamyla disse...

Oi Raquel!!!!!!
Que nada amiga, foi bom para eu perder a vergonha,rsrsrsrs. E muito linda cada historinha dos formandos... me emocionei durante a cerimônia várias vezes...
Menina, acredita que nem lembrei q a Copoa começou hj... não tem nada por aqui...nada na Tv, eras!!!!!!!
Bjosssssssssssssssssssssssss

Dani disse...

Tamo bem de representante hein! =)
O ser humano é muito individualista e imediatista tb... não concebemos que existem pessoas em situação mais difícil que a nossa, muito menos temos paciência quando queremos algo... tudo a seu tempo!

Paula disse...

Muito legais essas suas experiências e o melhor é que vc compartilha conosco!!!
De uma forma tão natural, que eu me sinto vivenciando também!!!
Parabéns irmã blogueira!!
Bjo.

Kamyla disse...

Dani, será q representei bem toda a nação???rsrsrsrs
Quando presenciamos histórias assimé que temos conciência o quão abençoados somos...
Bjosss amiga!!!!!

Kamyla disse...

Oi Paulinha... muito obrigada, linda!!!!Vc é um amor, irmãzinha blogueira!!!!!
Adoro dividir tudo que vivo com vcs...deixar q vcs vivenciem tudo de novo que encontro por aqui...
Bjo grande!!!!!

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em escrever... fale, questione, ou apenas diga "Oi"...mas tudo isso, claro, se estiver com vontade!!!!!!
Apenas, seja você.