Pages

segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Você ainda pergunta?"


De dentro do meu ônibus... bem acomodada, com ar-condicionado e tranquilamente apreciando o cenário já rotineiro, vi um cruzamento de ruas e lembrei que já queria levar ao conhecimento de vocês como isso funciona por aqui...

É o chamado all- way ou 4- way... essa placa de sinalização de trânsito é encontrada na maioria dos cruzamentos de ruas em 4 vias.. ou seja, ao invés de um semáforo essa placa é posicionada nas 4 esquinas das ruas pertencentes ao cruzamento e isso faz o trânsito fluir...

Justificar
Mas quem vai primeiro? Pela cortesia, tem a preferência de passagem quem chega primeiro ao cruzamento... isso mesmo... a ordem e desenrolar do trânsito, de forma correta, normal e cotidiana, é controlada pelos motoristas... motoristas que precisam ser bem educados e seguirem essa política de bom trânsito... e muitas vezes ainda acontece de quem chegou primeiro ceder sua vez e ficar fazendo sinal com a mão que você pode seguir antes dele (fato mais comum de ocorrer quando apenas 2 motoristas encontram-se no cruzamento)...

Quando estava estudando para tirar minha driver's license admirei-me ao ver essa placa... como podia funcionar? Mas, depois, na prática, percebi que funciona bem demais...

E eu, durante eu trajeto rotineiro, by bus, até o curso de Inglês, fico pensando com meus botões: "tal sistema de sinalização, cortesia e educação no trânsito funcionaria no Brasil?"... e prontamente todos os meus botões, linhas, casas, costuras respondem em bom e alto tom:

"Você ainda pergunta?"

Para finalizar com humor, deixo essa imagem para vocês... não que eu concorde com ela, mas arrancou-me umas risadinhas... afinal quando a "matraca" está ativada, acho que nem esse cinto de segurança resolve o problema!!!!!!!




9 comentários:

Karina e Kátia disse...

Oiie Kamyla, td bem? passamos por aqui e adoramos o seu cantinho, já estamos seguindo bjs das gurias

www.gauchasnamoda.blogspot.com

(6) capreta disse...

Olha, acho que pode até pegar viu?!
Lembro que em Vitória-ES teve uma forte campanha do governo com a faixa de pedestre. Ninguem levou fé de que ia funcionar, mas não é que deu certo?
Quando o pedestre chega na faixa é só levantar a mão, as vezes nem precisa, que o carro já para! =)

Beijos

Kamyla disse...

Olá Karina, Kátia... obg pela visita.Que bom q gostaram, vou visitar vcs tb!!!

É preciso uma mudança grande na atitudes das pessoas para essas leis de 1o mundo funcionar em nosso lindo país...fico aqui na torcida!!!!!

Bjossssssssssss

Carmine Ribeiro disse...

Nossa lá em Fortaleza nunca iria da certo, kkkk!!!
Imagina aquele povo bastante educado e phynnos?
kkkk

Kamyla disse...

hahahahaha...amiga Carmine, tenho minhas dúvidas tb,rsrsrsrs.
Bjossssssssssssss

Dani disse...

JAMAIS funcionaria aqui... mas nem em sonho!
Uma pena, mas é a realidade!

Kamyla disse...

Dani, vc usou o termo certíssimo!!!!!
Precisamos ser realistas...

Fernanda Coelho disse...

kkkkkkk..... seria interessantissimo..... mas, tenho minhas duvidas... Apesar de q sabemos q existem pessoas educadas andando pelo transito de Fortaleza, mas tem tb cada ignorante..... q sei naum, viu!!!!! Qdo estávamos aí achei bem legal!!!
bjuuuuu
Ah, essa imagem é otima, pq q mulher palpita tanto, hein?!!!! kkkkkk

Kamyla disse...

Fernanda... ainda é muita evolução pendente...
Com certeza há pessoas educadas, mas são pouquíssimas... acho q vc percebeu isso depois q voltou para aí (deve ter ficado mais gritante a diferença)!!!!
rsrsrsr, a imagem é inspirada em mim!!!!!
Bjossssssss

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em escrever... fale, questione, ou apenas diga "Oi"...mas tudo isso, claro, se estiver com vontade!!!!!!
Apenas, seja você.