Pages

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Virou história...

Uma grande parte da minha história de vida acaba de ser aposentada, acaba de ser extinta, acaba de virar, literalmente, história.



Fiquei sabendo através do orkut de uma amiga que as linhas de ônibus que mais utilizei durante toda a minha vida foram extintas. Essa foi uma estratégia necessária para oferecer maior conforto aos passageiros, justifica a empresa de transportes... as linhas conhecidas como 041-Paranjana 1 e 042-Paranjana 2 rodavam quase toda a cidade de Fortaleza e passava pela maioria dos terminais da cidade. Linha conhecida pela grande quantidade de ônibus e pela super lotação sempre presente em horários de pico... era comum a brincadeira que a coisa mais rara era encontrar um assento desocupado dentro de um Paranjana as 6h da amnhã ou da tarde!!!!Aí era sorte grande demais...



O Paranjana me levou ao o colégio, aos meus treinos de volley, a casa de amigas, missa, a academia, (raramente) muitas vezes as festas... faculdade, estágios, shoppings (em especial o "Gastemi" onde o bondoso motorista parava bem na porta para conforto dos passageiros)... e, mais ultimamente, me levava diariamente ao trabalho. Confesso que o Paranjana nunca foi confortável... já andei demais (quando era mais jovem, mais corajosa e dormia mais e perdia a hora) pendurada na porta do Paranjana... já fiquei presa entre as mesmas quando o motorista tentava fechá-las a qualquer custo... e os solidários colegas de viagem gritavam:
"-Abre a porta motorista!!!!!A moça tá presa!!!!"
... memórias únicas.

Quem conviveu comigo em alguma época da minha vida sabe que sempre reclamava do Paranjana, nunca me cansava de repetir o quanto eu estava chateada por utilizá-lo... mas eu sempre ficava feliz em morar tão próximo ao ponto do Paranjana e ele sempre me levava a qualquer lugar da cidade.

E foi por tudo isso que fiquei triste em saber que o Paranjana não existirá mais... acho que é dessa forma que percebemos que estamos envelhecendo... quando coisas tão normais e tão óbvias para nós deixam de existir e viram, literalmente, história!!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Cá estou eu... Numa madrugada de sábado para domingo, faltando algumas horas para que uma parte da história de Fortaleza chegue ao fim, faltando pouco para o fim daquilo que se tornou parte da minha história e dia a dia... Ou como você disse, para que vire "literalmente, história".
São tantos "causos" e acasos vividos dentro daquilo que para o resto do mundo é simplesmente, um ônibus... Um ônibus qualquer...
A maior parte das minhas "histórias de busão" foram vividas dentro do Paranjana.
Por vários motivos eu o utilizei tanto... Primeiro por passar pertinho de minha casa, segundo por parar bem próximo do meu trabalho e terceiro por abranger uma área extensa dentro de Fortaleza...
Tantas coisas eu vi, ouvi, senti e vivi dentro de um Paranjana... Roberto Carlos ao ouvi-las certamente diria “são tantas emoções...”.
Nele eu embarquei com destino à boa parte de Fortaleza e mundo. Sim, do mundo...
Com ou sem fones de ouvido, olhando para dentro ou observando pela janela, eu viajei para tantos lugares...
Viajei ao lado de outros tantos viajantes... Viajantes com ou sem destino...
Sim, dentro de um Paranjana fomos mais viajantes do que passageiros...
Foi uma viagem fantástica, com direito a todo tipo de emoção.
No Paranjana conheci aqueles famosos dizeres; “Eu podia tá matando, roubando... mas estou trabalhando”.
Tantas vezes vi alguém prendendo o pé ou a bolsa quando as portas do Paranjana se fechavam.
Pessoas que só depois de estarem lá dentro, perguntavam para onde o ônibus estava indo.
Será que a mãe do motorista soube das vezes que foi ofendida rs¿
O Paranjana foi o remédio do solitário, o refúgio do desabrigado, a cama do trabalhador cansado, e a rede social daquele fortalezense que nem sabe o que é Orkut.
Nele rimos, choramos, brigamos, nos apertamos...
Na realidade, quem nunca andou de Paranjana, nunca foi infeliz de verdade rs.
Foi quase um "reality show", vivido e assistido por quem nele adentrava.
Ele que tantas vezes partiu com destino a lugar algum, agora partirá para onde não mais voltará, nos deixando órfãos e ao mesmo tempo aliviados.
Depois de anos tendo seus espaços plenamente ocupados, finalmente descansará.
Dentro dele não haverá mais disputa por lugar para sentar.
Não se ouvirão vozes de tantas pessoas falando ao mesmo tempo ou da Samantha Marques dizendo que é a nossa “maior e melhor amiga”.
Só haverá silêncio, cadeiras vazias, e nenhum motorista ou cobrador.
Para muitos ou todos nós, o trecho da música da Roberta Miranda será entoado como um hino ao dizer “Vá com Deus”.
Mas ainda assim no fundo sentiremos saudades.
Boa viagem, querido Paranjana. Temos que te deixar partir, porque você já está mais rodado do que o seu próprio pneu.
De seu eterno passageiro.
Willian Kolob (@williankolob)

Anônimo disse...

Verdade uma lamentável perda! Eles dizem que é para maior conforto, mas é uma hisatória sem pé nem cabeça, afinal as mesmas pessoas faram o mesmo intinerário de todos os dias, qual a diferença????? agora perderam tempo tendo que descer e subir em terminais e pegar mais do que um ou dois ônibus!!!! também fiz hostória do paranjana, conheci a quase sete anos atrás quem hoje me deu a maior felicidade que possa imaginar meu primeiro filho!!!!! adeus paranjana espero que tenha feito outras pessoas felizes, apesar dos apertos e certos incomodos que a linha trazia! Ass. Fabíola Menezes

Tatiana disse...

Mylaaaaaaaaaaaa....o velho "Parandieines"...este tbm me levou a inúmeros lugares...kkkkkkkkkkkkk. Bjssss

Kamyla disse...

Muito obrigada a todos vcs q pararam, leram e deixaram sua história junto ao Paranjana!!!
Ele realmente fez parte da vida de muita gente.... e as deixou marcada.
Muito obrigada de coração... adorei ler o q vcs viveram neste intinerário!!!!!
Gde bjo

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em escrever... fale, questione, ou apenas diga "Oi"...mas tudo isso, claro, se estiver com vontade!!!!!!
Apenas, seja você.